quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As últimas da Roménia

Vou vos contar como começou a minha passagem de ano, tudo começou dia 27 de Dezembro quando decidi ir para Budapeste. Pois recebi um mail do couchsurfing, a dizer que me podiam alojar. Deram-me o contacto tentei telefonar, mas ninguém atendeu. Decidir ir na mesma. Cheguei a estação de comboios com 10 minutos de antecedência, deu para ir comprar alguma coisa comer para a viagem. Enganei-me na linha do comboio, depois lá fui para certa e perguntei para onde ia o comboio. Disseram-me que o comboio ia para timisoara. Fiquei descansado não era o meu, passado dez minutos do horário previsto perguntei a outra pessoa pelo comboio se estava atrasado. Ao que me disseram que tinha partido alguns minutos atrás. Porque o comboio dividiu-se em dois e um ia para um lado e outro ia para outro. Lá vou eu perguntar a bilheteira qual o próximo comboio. Disseram-me que só amanha às 5 da manhã. Eram 6 da tarde, bem vou ter de ir fazer tempo. Passei uma noite na estação de comboios de Oradea. Deveras interessante, as 5 da manha lá apanhei o meu comboio, cheguei lá estação de budapeste sem noticias de ninguém e a começar a pensar que ia passar mais uma noite numa estação de comboios. Consegui ir a um cybercafé fui a net, vi que tinha uma mensagem do couchsurfing para dormir. Liguei logo, fiquei descansado pois já não ia dormir na estação. Eram 10 da manha, mas só podia apartir das 15h30. Tive de fazer tempo, telefonei uma pessoa para ir tomar café, mas só podia apartir das 17h. Decidi não inventar, ir para o local de encontro da minha couchsurfing. Cheguei lá eram 12h30 no ponto de encontro. As 13h30 recebo uma mensagem de outra couchsurfing, a dizer desculpa que só tinha recebido nesse dia as minhas mensagens mas se precisasse de onde dormir ela podia me alojar. Respondi que já tinha, mas ia no outro dia dormir então a casa dela. Eram para ai 3 decidi enviar uma mensagem a dizer que estava no local, quando chegasse para avisar. Andamos desencontrados para ai uma hora, depois, lá cheguei a casa dela. Muito prestável, ofereceu-me um chá, a seguir uma bebida típica da Hungria, não era má. Depois ofereceu um bolo de lá, mas era detestável. A seguir fui me encontrar com a tal rapariga do café, eram 18h. Fomos para o havana café beber vodka de laranja, a um euro. Passado uma hora apareceu uma amiga dela. Eram 20h30 recebi uma mensagem do rui a dizer que tinha chegado a Budapeste onde estava. Fui ter connosco, ficamos ainda duas horas no bar. Depois saímos, decidimos ir comprar uma garrafa de vinho e ir passear pela cidade e beber, mas apartir das 23 e proibido beber. Ainda entramos nalguns bares, no primeiro bar que entramos ainda ficamos para ai meia hora, quando íamos embora pedimos para nos abrirem a garrafa. Depois sempre que entravamos num bar, passado dez minutos ia fechar. Fizemos isto até as 4h30 da manha. No primeiro dia em budapeste só vi a cidade a noite. Cheguei a casa as 5 da manha. Adormeci e só acordei as 11 da manha, estava um bilhete a dizer que tinha saído mas aparecia as 15h. Lá eu tive de esperar até as 15h, depois fui me encontrar com o rui e fui para a casa da outra couchsurfing. Andamos meia hora a procura da casa, mas depois lá encontramos. Entramos, pôs logo a vontade tão que querem beber Palinka (vodka cá da zona), Derrubamos uma garrafa 4 pessoas, a seguir um shot de vodka, para cortar o efeito coca-cola. E um copo de vinho, a seguir fomos para o rali da tascas aqui da zona. Durou até as 4 da manha. No dia seguinte acordei as 10h para me ir encontrar com o João e a Joana. O resto o Gps contava-vos, vou saltar para dia 5 de Janeiro quando estava sozinho em Veneza. Onde na estação de autocarros, onde não uma placa onde não informações nenhumas, desesperei um pouco mas lá apareceu o autocarro. Ao longo do trajecto todo a nevar. Nunca tinha visto tanta neve na minha vida. Chego a Budapeste as 6:15, vou para a estação de comboios para vir para Oradea, chego as 6:45 o comboio tinha partido a 3 minutos. Tive de esperar 3 horas, com mais um atraso a mistura passado meia hora do previsto lá partiu. Só tinha o meu bilhete de identidade, começaram a ver e a fazer perguntas, mas depois lá me deixaram em paz. Cheguei a casa as 16h30, já me ia esquecendo fui de autocarro para veneza de budapeste e vim de veneza para budapeste. Quando tava a fazer o check-in, a mulher da bilheteira perguntou se Portugal fazia parte da União Europeia, porque eu só tinha o Bilhete de Identidade (ignorante). Cheguei casa, enviei uns mails porque no dia seguinte ia para a serbia. Sai de casa ao 12h, consegui boleia até a fronteira. Mas como era Natal ortodoxo, não se via nenhum carro a passar a fronteira para a serbia. A boleia era para esquecer. Um funcionário da fronteira muito simpático trocou nos dinheiro para moeda serbia. Telefonou para os autocarros que fica a 2/3km da fronteira mas ng atendeu. Eram 17:15 ele disse k o ultimo autocarro era dai a 15 minutos. A correr feito um louco, quando chegamos era 17:40 comecei a pensar que ia dormir na rua, porque aquilo era no meio do nada. Mas passado uns 10 minutos apareceu o autocarro que ia para novi sad, mas a mulher não falava inglês, o meu amigo era polaco ainda tentou falar com ela mas ela não entendeu nada, a nossa sorte é que havia alguem que falava inglês. Lugar onde queríamos ir. Chegamos lá e estava lá a pessoa de couchsurfing a nossa espera, para onde íamos dormir. Chegamos a casa dela fez-nos um jantar. Fomos sair pagou as bebidas. No dia seguinte fomos tomar o pequeno almoço fora quando pagou o seu, fomos visitar a cidade, é pequena mas com pontos muito interessantes de se ver. Chegamos a casa e estava um jantar a nossa espera. Fomos sair com amigas delas, pagou novamente as bebidas, só no final da noite quando fomos a uma disco paguei a bebida. No dia seguinte fomos para belgrado acompanhou-nos até a estrada onde podiamos tentar ir a boleia. Quando chegamos ao local deparamos que estava concorrência. Só parou um camião e foi para o outro gajo, tivemos de ir de comboio. Chegamos lá tentei enviar msg, diziam que recebiam descontavam o dinheiro mas nunca chegaram a receber lá tive de telefonar três euros por um minuto. Lá apareceu o gajo de couchsurfing muito simpático também mas não tão generoso quanto a outra. Ele vivia com a namorada fez uma sopa para o jantar a seguir fomos sair. 4 shots vodka serbia, dois copos de vinho de la, uma sobremesa, um crepe e um sumo 11 euros. É verdade bem vindo a serbia onde tudo e barato. Mostraram-nos uns belos locais para sair. Chegamos a casa por volta das 3h30. No dia seguinte fomos passear pela cidade, vimos o forte e os prédios destruídos pelo ataque da nato. Fez-nos um jantar a noite depois fomos dormir. Porque no dia seguinte íamos acordar cedo para irmos para a Roménia outra vez. Dia 11 o dia do regresso, decidi fazer dois piercings um na orelha e outro na sobrancelha. Tentamos ir a boleia mas chegamos a conclusão que era impossível. Fomos de autocarro, ate a cidade mais próxima, não conseguimos boleia da cidade até a fronteira fomos andando até que alguém parou. E nos deu boleia até a fronteira, foi por outro e viríamos a o ver mais tarde já na Roménia. Passamos a fronteira devia ser 16h30, tentamos ir a boleia impossível. Andamos para ai uns 6 km, para a cidade mais próxima eram 18h já de noite quando um carro parou e nos deu boleia para Timisoara 60 km. Fomos a estação de comboios quando chegamos lá e só tinhamos comboio a meia-noite, entao decidimos apanhar um autocarro até ao fim da cidade para tentarmos ir a boleia. O ultimo autocarro era 23h. Eram 22h30, quando um camião parou e nos levou até Arad 80 km, muito simpático o motorista sempre a tentar arranjar boleia de Arad para Oradea mas sem sucesso. Chegamos a Arad, eram 23h45 quando apanhamos nova boleia. Arad fica a 112 km de Oradea, chegamos a casa 1 da manha e assim passaram-se duas semanas incríveis.

2 comentários:

  1. Vénia ao rei!

    Eu sou um menino ao pé deste profeta da aventura! Forca nisso e continua a contar as tuas jornadas.

    Abraco

    ResponderEliminar
  2. No proximo mes, turim, asti, barcelona e não sei se vou mais algum lado

    ResponderEliminar