terça-feira, 15 de setembro de 2009

Roménia

Já cheguei a roménia, foi um dia cheio de aventuras. Começou apartir do momento em que entrei no aeroporto. Encontrei a Teresa, ela veio cumprimentar que nem a reconhecia. Antes de partir vi, fui falar com ela para saber de um último conselho me a dar, mas disse que não a conselhos apenas vivendo a experiência, que se poderá saber o que se deve ou não fazer. Quando estava para embarcar estranhei muita gente estar com o passaporte na mão ( porque a Hungria já é da comunidade europeia) perguntei a um senhor que estava a minha frente. Ele disse que não sabia mas tinha mão. Já no avião, ao meu lado sentou-se um senhor já com uma certa idade, começo a falar com ele porque ele tinha pedido o meu jornal para ler. Soube que ele percebia português mas não falava. Perguntei para onde ia ele disse roménia ( a primeira gaffe) é a primeira vez que vai lá? Ele disse eu sou roménio, ( segunda gaffe) gosta de lá viver? Eu vivo lá desde sempre. Ele não se importou com as respostas estúpidas minhas. Continuou-me a falar disse que ia para cluj e soube que ia no mesmo bus do que eu. A pensar maravilha, disse para ter cuidado com os ciganos que roubam (como se já não soubesse...lembram-se daquele senhor que perguntei do passaporte?) Encontrei outra vez em budapeste para as malas, não é que o gajo era romeno? LOOL. Nunca mais vinham as malas, a minha foi a ultima, agora tinha de esperar pelo bus até as 17:30, mas alguém devia ir me buscar. Lá no meeting point ( existe mesmo um local no aeroporto de budapeste a dizer meeting point). Eram 17, 17:10, 17h15, 17h25 decidi ligar ao lazar ( o coordenador do projecto)a saber que ninguém tinha ido a minha procura. Ele deve estar a chegar, meia hora depois das horas marcadas. Quando chego ao bus, que reparo, é uma vito com um atrelado atras para trazer as malas. Isto vai ser interessante pensei eu! Quando o bus pára para descansar o pessoal, vou a loja mas não tenho guito. O romeno que veio comigo no avião perguntou se queria alguma coisa eu disse uma agua. Ele comprou, chego a fronteira pedem os passaportes mas meia hora a espera. Conclusão chego 4 horas depois a oradea. Oradea parece ser fixe mas é muito velha, em termos de arquitectura parece que não se renova a 50 anos. Mas já tem macdonald's. A casa é uma merdaVelha como tudo, os sofás parecem de quando os meus avós nasceram, a televisão está partida, deram o dinheiro, amnha vou a uma vila de ciganos para ver se queremos trabalhar lá. Recebi metade do dinheiro hj do mes por estarmos a dia 15, recebi tambem um cartao para telefonar. O que tem de bom a casa, e a internet a 2.3 mb por segundo. Vou aprender amnha as 19h romeno. Chega por hoje amnha haverá mais episodios.

4 comentários:

  1. Ganda Bruno!!!! para começarr..... podia ter sido pior!!! Força aí campeão!!! Tu vais revitalizar oradea com os teus conhecimentos!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Com um começo assim, só pode ser um ano cheio de aventuras! Aproveita ao máximo, o tempo passa demasiado rápido... bjinhos, Luisa

    ResponderEliminar
  3. Ganda Calimerito!!!! :D

    Realmente como o rui disse poderia ter sido pior...
    ....podias ter sido ingrupido a entar numa carripana velha de ciganos e seres raptado!..
    ..o que tb nao deixava de ser uma aventura á maneira..ter que viver no meio das galinhas e dos burros! ;)

    ....fala quem vai ter uma familia de porcos selvagens como melhorres amigos! :P

    Ao menos ja tens net e um cartao para telefonar!!

    Dá-lhe ca pica tda e renova oradea com essa iniciativa e força tda que tens e ti!! :D

    Vai dando noticias!!!

    Beijinhos muitos**

    Joana dos Bosques

    ResponderEliminar